Materiais Pedagógicos

“Indígenas Querem Ser Constituintes”

 atividade em questão, intitulada “Indígenas querem ser constituintes”, ocorreu no Colégio de Aplicação da UFRGS, numa manhã de sábado, dia 7 de dezembro de 2019. A oficina aconteceu das 8h45min até as 10h. A atividade contou com a presença de estudantes das turmas de oitavo e nono anos, totalizando um total de 14 alunos. E Essaoficina foi desenvolvida tendo em vista o objetivo principal de ressaltar a participação dos povos indígenas no processo de redemocratização do Brasil e na Constituinte de 1988; mas também quebrar preconceitos, evidenciar a presença indígena nas narrativas históricas, apresentar um panorama da situação dos diversos povos indígenas no período e ressaltar a importância da carta de 1988 para o Brasil desde então. 

 


Solicitar o DVD “A HISTÓRIA DOS DIREITOS HUMANOS” gratuito:

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Direitos Humanos Cursinho Territórios Popular:

Material produzido por Maria Carolina Gurgavz, professora de Filosofia, sobre Direitos Humanos – contexto e definição -, Cursinho Território Popular.


“Violência Sexual como forma de violação aos Direitos Humanos: o caso da ditadura brasileira (1964-1985)” :

Material produzido por Janaína Athaydes Contreiras, mestranda no PPG – História da UFRGS, para a Ação de Extensão – Discutindo Direitos Humanos, Relações de Gênero e Ditaduras nas aulas de Humanidades, em 2017, com a finalidade de utilizá-lo no Colégio de Aplicação da UFRGS.


Material didático sobre os Direitos Humanos no Brasil:

Material produzido por Dante Guimaraens Guazzelli, em 2015, com a finalidade de utilizá-lo no Colégio de Aplicação da UFRGS, com uma turma de estudantes da EJA. O documento trata sobre o que são direitos humanos, assim como a história destes durante e após a ditadura civil-militar brasileira.


Artigo sobre experiência de Direitos Humanos na escola:

Artigo publicado pela revista Práxis que relata uma experiência, ocorrida em Tocantins, de professores de química que abordaram na aula a temática dos Direitos Humanos.


Livro “Ensinando Sobre o Holocausto Na Escola” de Nilton Mullet Pereira e Ilton Gitz:

Este livro, ao permitir o desenvolvimento de uma postura crítica em relação aos fatores que levaram o Holocausto, instrumentaliza o professor para o importante e sempre atual debate, junto aos alunos, relativo ao respeito aos direitos humanos. Nos capítulos deste livro, o professor encontrará as seguintes seções: Proposta de Atividade – atividades para uso em sala de aula, podendo ser modificadas, sempre em uma tentativa de pensar questões contemporâneas relacionadas ao Holocausto; Para Ver – sugestões de filmes que servem tanto ao docente quanto para serem apresentados aos alunos como material pedagógico; Para Pesquisar – indicações de bibliografias para que o professor aprofunde seus conhecimentos; Para Pensar – destaques com temas para debate em sala de aula; Você Sabia? – informações extras que enriquecem o texto; WWW – links na internet para acesso a informações complementares.

Ensinando sobre o Holocausto na escola : informações e propostas para professor dos ensinos fundamental e médio / Nilton Mullet Pereira, Ilton Gitz. – Porto Alegre : Penso, 2014.


AUSCHWITZ-BIRKENAU : H I S T Ó R I A E PRESENTE:

Auschwitz é uma dor interminável na consciência do mundo. Os restos de um campo de concentração e extermínio alemão trazem à memória os momentos mais escuros da História da humanidade. Neste lugar, durante os anos 1940-1945, nazistas alemães assassinaram mais de um milhão de Judeus, e também dezenas de milhares de Polacos, Romanis e Sintos, prisioneiros de guerra soviéticos e outras pessoas inocentes. Contamos com a Vossa ajuda para conservar o terreno, os objetos e tudo o que restou de Auschwitz, assim como a memória de suas vítimas.